sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

MINI-ENTREVISTA COM FRED FURTADO

Fred Furtado, biólogo, divulgador científico e ciclista!!!


1)  Quem é você?

Atualmente, sou divulgador científico, mas já trabalhei com jornalismo científico e minha formação é em biologia. Além disso, sou escritor, fã de quadrinhos, entusiasta de RPG e nerd em geral.


                               




2)  Qual o seu envolvimento com a mobilidade ativa

Sempre tive bicicleta, mas usava para lazer e preparo físico. Isso mudou em 1998, quando fui pros Estados Unidos. Lá, descobri que uma colega de laboratório holandesa, Marjon, e meu chefe, Bruce, iam e voltavam do trabalho de bicicleta. Foi meu primeiro contato com o uso da bike para mobilidade urbana. Marjon arrumou uma bicicleta para mim e passei a também ir pro trabalho pedalando. Na verdade, ia a todos os lugares de bike. Nunca mais parei. Quando voltei pro Rio, no final de 1999, continuei nesse esquema. Naquela época, não vinha muitos ciclistas na rua. Em 2015, eu e minha mulher fizemos nossa primeira cicloviagem e isso abriu minha mente de novo para outras possibilidades de mobilidade com a bike. Passamos a conhecer melhor o cicloativismo e nos envolvemos com ele para ajudar a criar uma cidade mais inclusiva, não apenas para os ciclistas, mas para todos.

3)  O que você faria para melhorar a mobilidade ativa na cidade? 

Sempre procuro divulgar a bicicleta e outros modais de mobilidade ativa como alternativas viáveis de deslocamento na cidade. Além disso, acho importante contribuir com o levantamento de dados para embasar demandas junto ao poder público, não só em relação à infraestrutura cicloviária, como também sobre quesitos mais básicos, como calçamento, e sobre o privilégio da abordagem rodoviarista no planejamento urbano. Acho importante também haver uma inserção educativa em escolas, para criar desde cedo a ideia de que os modais ativos tem seu lugar na mobilidade urbana, bem como em autoescolas e em treinamentos de funcionários de transporte público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário