sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

MINI-ENTREVISTA COM THATIANA MURILLO, DO CAMINHA RIO


Thatiana Murillo uma das criadoras do CAMINHA RIO

1)  Quem é você?

Meu nome é Thatiana Murillo, tenho 44 anos, sou carioca, professora de espanhol, comunicadora e ativista da mobilidade a pé.



2)  Qual o seu envolvimento com a mobilidade ativa?

Há dois anos atrás minha mãe teve um AVC e ficou com mobilidade reduzida. Vivenciei com ela as experiências urbanas daqueles que penam todos os dias para se deslocar pela cidade e usar os espaços apropriados para deficientes físicos. Essa situação me sensibilizou, me despertou. Então eu pensei "isso não pode ficar assim pra sempre, a gente precisa ajudar todo mundo a se deslocar com melhores condições pelas ruas, nos transportes coletivos". A partir daí minha vida não foi a mesma.

  3)O que você faria para melhorar a mobilidade ativa na
cidade? 

Junto com um amigo que trabalha com deficientes físicos, o Valmir de Souza, organizei um movimento pela mobilidade a pé, o "Caminha RIO". Estamos criando um projeto para conscientizar a sociedade de que o deslocamento a pé é muito precário na maior parte da cidade e que precisamos cobrar do poder público condições mais dignas para quem se desloca a pé e nos transportes públicos, lembrando que aí estão os cadeirantes, mães com carrinhos de bebê e as demais pessoas com deficiência. Tudo precisa melhorar, desde as calçadas, a acessibilidade e até a educação no trânsito. É um conjunto de ações que precisa fazer do Rio uma cidade mais humana, mas acessível e menos motorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário